Rana Express

Clique aqui e ganhe
um envio de remessa grátis!

Clique aqui e ganhe
um envio de remessa grátis!

Saiba como estudar nos Estados Unidos!

como_estudar_nos_eua

Compartilhe essa postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba tudo o que você precisa, de documentos a provas e exames, para realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos.

É fato que muitos brasileiros sonham em estudar nos Estados Unidos. Apesar de muito alcançável, é necessário muita organização e planejamento para conseguir atender as demandas e necessidades das universidades estadunidenses. 

Nesse artigo vamos te contar tudo sobre como fazer faculdade nos EUA. Vamos lá! 

Quais são os documentos necessários para estudar nos Estados Unidos?

O passo inicial para estudar nos Estados Unidos é estar por dentro da documentação necessária e requisitadas pelas universidades do país. Estes documentos, que são requisitados no processo seletivo e/ou de matrícula, variam de acordo com cada instituição.
De qualquer forma, os mais pedidos são, geralmente estes: 

  • passaporte válido (com prazo de validade com mais de seis meses);
  • visto de estudante;
  • carta de recomendação;
  • carta de aceite; 
  • passagem de ida e volta;
  • comprovante de estadia;
  • extrato bancário; 
  • certificado de proficiência;
  • seguro de saúde; 
  • diploma de ensino superior (em casos de pós-graduação).

 

É NECESSÁRIO UM EXAME DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS? 

A maioria das universidades dos EUA exige o certificado de proficiência em ingles. O motivo? É que, portando-o, os estudantes comprovam a capacidade e habilidade de se comunicar fluentemente em inglês. 

É possível realizar diversos destes exames no Brasil, sendo que cada um deles possui seus próprios métodos de avaliação e custos. Por isso, é muito importante conhecer os detalhes de cada um deles. 

TOEFL

O TOEFL é o exame de proficiência mais exigido pelas universidades dos EUA e, até mesmo, do mundo, por ser aceito internacionalmente. Este teste avalia a fala, a escrita e a compreensão do participante (o chamado “listening”) na língua inglesa. 

Tendo o seu certificado de proficiência, o aluno é capaz de comprovar fluência no idioma, de acordo com sua nota que varia entre 6 níveis que vão do nível A1 (iniciante) até o C2 (acadêmico). 

Os interessados em estudar nos Estados Unidos devem atingir uma boa pontuação,  considerando pelo menos estar entre os níveis B2 e C2.Geralmente, esses são os níveis exigidos para quem ingressar nas universidades estadunidenses. 

IELTS 

Outra opção para fazer faculdade nos Estados Unidos é tirar o certificado de proficiência em inglês emitido pelo IELTS. A principal diferença é que o IELTS possui uma escala de 0 a 9 para avaliar o conhecimento dos participantes na língua inglesa.

como_estudar_nos_eua_02

E A CARTA DE RECOMENDAÇÃO?

Outra etapa para quem quer fazer faculdade nos Estados Unidos, é conseguir uma carta de recomendação e quais as informações necessárias para este documento.

A carta de recomendação é, nada mais, do que uma uma confirmação do comprometimento do aluno, assinada e enviada por um professor brasileiro para um professor americano. Isso significa que quanto mais pontos positivos forem descritos na carta, maiores serão as chances do estudante ser aceito pela universidade estadunidense.

Sendo assim, é interessante que o aluno interessado em fazer faculdade nos EUA peça a um professor que mantenha um forte vínculo. Assim, você conseguiria uma carta de recomendação enfática e assertiva.

 

QUAL O VISTO PARA ESTUDAR NOS EUA? 

Uma vez finalizado o processo de envio da documentação e aceito em uma faculdade estadunidense, o aluno precisará preencher o formulário I-20 – um documento enviado pela instituição e obrigatório, para solicitar o visto F-1 (o visto para estudantes estrangeiros que vão aos EUA.

Na sequência, é necessário realizar o pagamento em dólar e apresentar alguns documentos para a confirmação. São eles: o passaporte, o relatório I-20 preenchido, o extrato bancário e o pagamento das taxas SEVIS e MRV, que custam entre US$160 e US$350. 

 

E AO CONSEGUIR ESTUDAR NOS EUA?

Agora que você já sabe como de saber como fazer faculdade nos EUA, pode se organizar para ter todo o apoio que precisa durante seu período nos states. Na Rana Express, estamos sempre prontos para te ajudar a fazer seu dólar valer mais, além de te oferecer apoio em diversos serviços essenciais para um imigrante nos Estados Unidos.

Acesse o site da Rana e fique por dentro!

Se inscreva em nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Descubra:

Guia do brasileiro

ONDE MORAR NOS EUA

Quer saber onde morar nos EUA? Te contamos aqui algumas dicas de cidades e fatores para levar em conta na hora de escolher.

Entre em contato com um de nossos atendentes