Rana Express

Clique aqui e ganhe
um envio de remessa grátis!

Clique aqui e ganhe
um envio de remessa grátis!

Como conseguir um Green Card

Como tirar o seu green card

Compartilhe essa postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Fique por dentro de tudo o que você precisa para tirar o seu Green Card, o famoso visto de residência nos Estados Unidos.

Se você já pensou em se mudar para os Estados Unidos ou já visitou o país a turismo, com certeza ouviu falar sobre o Green Card. É comum que, junto do nome, você seja lembrado do quanto é difícil conseguir um green card, que o processo é longo e lento, deixando a insegurança de como começar. 

Por isso, vamos te explicar nesse artigo como aplicar para o seu Green Card, para que você não tenha mais nenhuma dúvida sobre o processo para se tornar um residente dos EUA.

 

O QUE É O GREEN CARD?

Antes de tudo, precisamos entender o que é o Green Card e quais são os direitos garantidos por ele. Conhecido também como US Permanent Resident Card (“Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos”, em português), o green card é, nada mais, do que o visto permanente dos EUA. 

Com ele você pode viver permanentemente nos Estados Unidos sem precisar de outros vínculos, como por exemplo o trabalhista ou de estudante. Porém, isso não significa que você é considerado um cidadão americano ou que possa tirar um passaporte do país.

O green card oferece direitos e também exige deveres do novo residente americano. De acordo com o USCIS, os direitos de um residente estadunidense são:

  • morar permanentemente nos Estados Unidos, desde que você não cometa nenhum tipo de ato contra a lei de imigração;
  • trabalhar em qualquer lugar legal dos Estados Unidos, de acordo com a sua qualificação e a sua escolha (com exceção de cargos públicos);
  • estar sob proteção das leis dos Estados Unidos, do seu estado de moradia e jurisdições locais.

Ainda segundo o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, os portadores da permissão de residência devem cumprir as seguintes responsabilidades:

  • obedecer às leis dos Estados Unidos e localidades;
  • pagar os devidos impostos sobre a renda e reportá-los às devidas instituições;
  • apoiar o método governamental da democracia (sem direito a voto);
  • registrar-se no Selective Service (recrutamento militar), se tiver idade entre 18 e 25 anos.

 

CIDADÃO X RESIDENTE

É comum confundir o conceito de residência nos EUA, com a cidadania. Os dois estados de um morador podem, muitas vezes, se conectar, porém nem sempre são a mesma coisa. 

Se, por um lado, a residência é um dos tipos de vistos estadunidenses para imigrantes, à cidadania já é outra coisa. Essa, por sua vez, é quando você se torna um cidadão por completo, com todos os direitos e deveres como o voto e o passaporte americano.

Outro detalhe interessante é que o green card tem validade de 10 anos, exigindo uma renovação, enquanto a cidadania é uma condição permanente. 

 

QUEM PODE TER UM GREEN CARD?

Para tirar o seu green card, você precisa saber quem são as pessoas elegíveis para aplicar a este tipo de certificação. São vários os critérios e as condições necessárias, assim como as possibilidades. E por isso, listamos algumas abaixo: 

Trabalho

Para conseguir o green card por meio do trabalho, é necessário que você se encaixe em um dos três grupos que o USCIS determina: os first, second e third preference (preferência primária, secundária e terciária, em português).

Na first preference se enquadram os trabalhadores de qualidades e habilidades excepcionais como professores, líderes e executivos de grandes empresas, pesquisadores, dentre outros. Já na second preference, temos os profissionais que detém uma formação muito específica, ou que possuem habilidades incomuns, ou os que dispensam oferta de emprego.

A third preference é para os trabalhadores especializados, profissionais ou trabalhadores não especializados. Para além destas distinções, médicos e investidores em novos negócios nos Estados Unidos também podem fazer esta aplicação. É o famoso visto americano para investidores. 

Se você quiser mais detalhes, pode visitar o site da USCIS e conferir.

Parentesco

Uma porta de entrada para conseguir o green card são as relações de parentesco. Se você possui algum parente ou familiar que mora nos EUA, ele ou ela pode iniciar um “patrocínio” para que você consiga um green card.

Mas atenção: só se encaixa na categoria de parentesco as relações de:

  • Mãe;
  • Pai;
  • filho (não casado e menor de 21 anos);
  • Noivo;
  • Marido ou esposa;
  • irmão ou irmã de um cidadão norte-americano;
  • Viúvos e viúvas de cidadãos americanos;

 

OUTRAS ALTERNATIVAS PARA O GREEN CARD

Além das formas mais comuns, é possível conseguir o green card por meio de outras classificações aceitas pelo USCIS. São elas:

  • imigrantes especiais;
  • Refugiados;
  • asilados;
  • vítimas de tráfico humano ou outros crimes;
  • vítimas de abuso por parentes americanos;
  • outras categorias;
  • registro (residência contínua nos EUA desde antes de 1972).

 

O PROCESSO DO GREEN CARD

O processo para conseguir um green card começa com a abertura de uma solicitação do documento, junto ao governo estadunidense, Para isso, basta preencher o formulário de acordo com a categoria em que você se encaixa. 

Em seguida, o candidato precisará apresentar certos documentos exigidos pelo governo dos Estados Unidos, dando sequência a algumas etapas de todo o processo.

O preço do green card é um importante elemento que deve ser considerado para qualquer um interessado em aplicar já que, afinal, é um custo que pode chegar até mais de mil dólares. 

 

SIGA ACOMPANHANDO A RANA!

Se você tem interesse em seguir conhecendo mais sobre os EUA e ficando por dentro de tudo o que pode te ajudar a conquistar o sonho de viver na América, fique de olho no blog da Rana ExpressPor lá nós atualizamos vocês com conteúdo direto e de qualidade, respondendo todas as dúvidas dos brasileiros.

 

E se você se mudar para os EUA, vai precisar enviar dinheiro para o Brasil. Conte com a Rana Express para fazer o seu envio com o melhor preço do mercado.

Se inscreva em nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Descubra:

Guia do brasileiro

ONDE MORAR NOS EUA

Quer saber onde morar nos EUA? Te contamos aqui algumas dicas de cidades e fatores para levar em conta na hora de escolher.

Entre em contato com um de nossos atendentes